A doença de chagas é causada por um protozoário parasita denominado Trypanosoma cruz, que geralmente está presente nas fezes de um inseto que chamado “barbeiro”. A picada provoca coceira e o ato de coçar facilita a penetração do tripanossomo pelo local da picada. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas.
Sintomas: Mal estar, falta de apetite, edemas na pálpebra ou em outras partes do corpo, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos. Na fase crônica muitos pacientes podem não apresentam sintomas. Em outros casos pode comprometer muitos setores do organismo, principalmente o coração e o aparelho digestivo.
Os participantes frequentemente recebem um alto nível de atenção médica e cuidados especializados, supervisionados por médicos e profissionais de saúde experientes no campo específico da pesquisa.
Durante o estudo, a saúde do paciente é monitorada cuidadosamente com exames e consultas regulares, garantindo um acompanhamento detalhado do seu estado de saúde.
Ao participar de uma pesquisa clínica, os pacientes ajudam a avançar o conhecimento científico e o desenvolvimento de novas terapias que poderão beneficiar outras pessoas no futuro.
Atendimento médico, exames, medicamentos e, transporte e reembolso de despesas, tudo sem custo para o participante.
Em alguns casos, os pacientes participam de estudos de longo prazo, recebendo acompanhamento contínuo mesmo após o término do estudo inicial.
Participar de um estudo clínico pode proporcionar acesso a novos medicamentos e terapias antes que estejam amplamente disponíveis.